Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

5 erros que te impedem de sair do aluguel

Ter a casa própria e sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, sabemos que para alcançar esse objetivo é preciso muito mais do que vontade. Na verdade, é preciso ter foco, assim como um bom planejamento financeiro. Afinal, a compra da casa nova é um investimento relativamente alto e que exige certo controle. Do contrário você terá que adiar ou até mesmo desistir do seu sonho de comprar a casa dos sonhos. Além disso, também é preciso evitar alguns erros que muitas vezes impedem as pessoas de sair do aluguel. Você sabe quais são eles? Acompanhe esse artigo e veja agora quais são os erros que deve evitar para conseguir se livrar do aluguel rapidamente. Confira!
5 erros que te impedem de sair do aluguel

5 erros que te impedem de sair do aluguel

5 erros que te impedem de sair do aluguel

Ter a casa própria e sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, sabemos que para alcançar esse objetivo é preciso muito mais do que vontade. 

Na verdade, é preciso ter foco, assim como um bom planejamento financeiro. Afinal, a compra da casa nova é um investimento relativamente alto e que exige certo controle. Do contrário você terá que adiar ou até mesmo desistir do seu sonho de comprar a casa dos sonhos.

Além disso, também é preciso evitar alguns erros que muitas vezes impedem as pessoas de sair do aluguel. Você sabe quais são eles?

Acompanhe esse artigo e veja agora quais são os erros que deve evitar para conseguir se livrar do aluguel rapidamente. Confira!

     

     1. Falta de controle do orçamento 

A ausência de controle no orçamento é um dos principais erros que impedem as pessoas de sair do aluguel. 

Entenda que a compra de um imóvel não se configura como um investimento de curto prazo. Até mesmo em razão do alto custo que ele envolve. Na maioria das vezes até você reunir a quantia necessária para dar entrada ou mesmo comprar seu imóvel à vista, leva-se um certo tempo.

Então, se não houver um controle financeiro ao longo dessa jornada, o sonho de ter a casa própria ficará cada vez mais distante. E não é isso que você deseja, não é mesmo?

Portanto, comece a organizar suas finanças hoje mesmo para comprar seu imóvel, ampliar seu patrimônio e sair do aluguel. Para isso, você pode usar recursos como planilhas no Excel ou aplicativos de gestão financeira.

Anote sua renda mensal e também todas as suas despesas como água, luz, plano de saúde, alimentação, entre outros. Também não esqueça de adicionar às suas anotações suas despesas variáveis, ou seja, que não são indispensáveis para sua sobrevivência. Idas a restaurantes, academia, assinatura de tv e salão de beleza são alguns exemplos.

Por fim, analise suas anotações e a partir disso, verifique quanto gasta com despesas essenciais e não essenciais, qual o custo total das suas dívidas, quais despesas pode cortar. E também quanto de sua renda poderá dispor para compra do imóvel novo.

Apenas conhecendo a fundo suas finanças, você terá condições de equilibrar seus gastos e finalmente sair do aluguel.

     

     2. Acumular dívidas

5 erros que te impedem de sair do aluguel

Muitas vezes, por falta de conhecimento sobre as finanças, as pessoas acabam cometendo o erro de se afundar em dívidas. Mas, quando se tem o objetivo de adquirir um imóvel para sair do aluguel é importante ficar atento a esse aspecto.

Por isso, o ideal é que evite acumular dívidas e vá quitando gradativamente as que você tem sem fazer outras dentro do mesmo período. Agora, se você já possui alguma dívida acumulada, procure conversar com seu banco para negociar juros e possibilidades de pagamento.

Dessa forma, aos poucos, você irá eliminando essas despesas extras e conseguindo poupar mais dinheiro para a compra do imóvel novo.

 

     3. Medo de investir na casa própria
Pagar aluguel por muito tempo pode deixar você em uma zona de conforto muitas vezes difícil de sair. 

Além disso, comprar um imóvel envolve um investimento de alto custo, o que deixa muitas pessoas receosas. Afinal, sempre existe o medo de não conseguir pagar as parcelas entre outras dúvidas quando se trata de um investimento desse porte. 

Mas, saiba que a compra de um imóvel representa um dos investimentos mais seguros que existem. Adquirindo um imóvel para chamar de seu, você estará ampliando seu patrimônio pessoal.

Além disso, a venda de imóveis hoje em dia está cada vez mais acessível. Com taxas atrativas e formatos de pagamento flexíveis, atualmente qualquer pessoa pode adquirir uma casa ou apartamento para morar.

Por isso, se o medo é o que te impede de sair do aluguel, procure uma imobiliária de confiança e tire suas dúvidas. Pergunte sobre taxas, métodos de pagamento e garantias. Enfim, procure sanar todas as questões que alimentam seu receio de comprar um imóvel. Quanto mais informações você obtiver a respeito, mais confiança terá para dar o próximo passo!

 

     4. Comprometer grande parte da sua renda 
Outro erro bastante comum e que impede muitas pessoas de sair do aluguel é o fato de gastar mais do que se ganha. Geralmente, esse tipo de erro causa um desequilíbrio financeiro significativo e que lhe deixará ainda mais distante de conquistar a casa própria.

Para evitar esse tipo de problema, uma boa estratégia é adotar a técnica do 50-30-20. Ou seja, separe 50% da sua renda para os gastos essenciais e 30% para os não essenciais. Os 20% restantes da sua renda devem ser utilizados para a quitação de dívidas e aplicações financeiras.

Fazendo isto você elimina os excessos e desenvolve o hábito de poupar dinheiro. Se possível, diminua a porcentagem das despesas não essenciais e aumente a parcela da renda destinada a aplicações. Dessa forma, você não só economiza como faz seu dinheiro render, elevando suas chances de sair do aluguel.

 

     5. Não pesquisar as opções de imóveis disponíveis no mercado

5 erros que te impedem de sair do aluguel

Por mais que o seu desejo seja se livrar do aluguel, entenda que até isso acontecer de fato, você terá algum tempo. Sendo assim, evite cair no erro de comprar o primeiro imóvel que aparecer na sua frente.

Muitas vezes, a falta de paciência e critérios de avaliação acabam levando você a fazer um péssimo negócio. Então, evite este erro fazendo pesquisas por imóveis que estejam a venda no mercado.

Ao pesquisar por imóveis, além do preço, é importante considerar outros fatores que tornarão sua compra mais vantajosa, como:

  • Localização do imóvel: Verifique se o imóvel possui uma localização privilegiada, se fica próximo a hospitais, escolas, supermercados entre outros serviços essenciais.
  • Estrutura do imóvel: Se o imóvel não for novo, analise as condições estruturais do mesmo. Assim é possível perceber problemas que podem acabar inviabilizando a compra do imóvel.
  • Documentação: Veja se a documentação do imóvel está regularizada. Muitas vezes, não se atentar a este detalhe pode colocar você em uma negociação de risco. Por isso, muita atenção quanto a isto.

 

Além disso, também é crucial que faça mais de uma visita ao imóvel que pretende comprar. Assim é possível ter uma noção sobre os hábitos da vizinhança e ver se você e sua familiariza irão se acostumar a esse novo cenário.

Na hora de buscar por imóveis, uma boa dica é contar com o auxílio de um corretor. Isso porque além da ampla experiencia de mercado, este profissional dará um melhor direcionamento a sua busca. E mais, o correto lhe ajudará a encontrar as melhores opções de imóveis de acordo com suas necessidades e orçamento.

 

Portanto, agora que já conhece os principais erros que te impedem de sair do aluguel, não perca tempo. Comece hoje a eliminar cada um deles da sua vida e siga adiante para adquirir o imóvel dos seus sonhos e se livrar do aluguel!

Pensando em comprar um imóvel para chamar de seu? Conte com a Martins Ferreira Imóveis!

Dispomos de uma ampla carteira de imóveis para venda com os melhores preços para ajudar você a sair do aluguel. Nossa equipe de corretores está pronta para lhe atender e solucionar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas ofertas!

Artigos Relacionados

Como a Pandemia influenciou no aumento por imóveis de luxo

Como a Pandemia...

No Brasil, assim como em outros países do mundo,...

Leia Mais
5 motivos para investir em imóveis

5 motivos para...

O mercado de imóveis vem se mostrando um dos...

Leia Mais