Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

Aprenda como se planejar financeiramente para sair do aluguel

Ter a casa própria e sair do aluguel é um sonho e muitas vezes a prioridade na vida de muitas pessoas. No geral, esse é um tipo de aquisição que normalmente envolve altos custos. Para ajudar você nessa jornada, preparamos dicas valiosas de como planejar suas finanças e sair do aluguel. Confira!
Aprenda como se planejar financeiramente para sair do aluguel

Aprenda como se planejar financeiramente para sair do aluguel

 Ter a casa própria e sair do aluguel é um sonho e muitas vezes a prioridade na vida de muitas pessoas. No geral, esse é um tipo de aquisição que normalmente envolve altos custos. Mas, sabendo como se planejar financeiramente para sair do aluguel é possível encontrar boas oportunidades de negócios, e finalmente tornar realidade seu objetivo de ter um lar para chamar de seu.

 Para ajudar você nessa jornada, preparamos dicas valiosas de como planejar suas finanças e sair do aluguel. Confira!

 

  • Quer sair do aluguel? Então comece organizando suas finanças.
     

 Como você gasta o seu dinheiro? Responder essa pergunta é muito importante na hora de se planejar financeiramente para sair do aluguel.

 Afinal, é a partir dela que você terá uma consciência maior dos seus gastos. E o que poderá cortar ou então reduzir para economizar e garantir a compra do seu imóvel, seja à vista, através de financiamento imobiliário, consórcio ou então por outro meio.

 

  • Repare nos gastos “fantasma”.
     

 Muitos acreditam que para sair do aluguel e conseguir comprar um imóvel é algo muito distante de suas realidades, sobretudo porque se trata de um investimento que exige um grande volume de capital.

 Mas, ainda que seja considerado um investimento de grande porte, é possível com planejamento torna-lo viável. Se você não tem a quantia para comprar seu imóvel à vista, então planeje-se para encaixar o valor das parcelas de um financiamento, por exemplo.

 Para isso, ficar atento àquelas despesas fantasma que quase sempre estão presentes no orçamento faz toda a diferença.

 Existem muitos gastos que você provavelmente tem e nem se dá conta que eles consomem parte do seu orçamento mensal. Por exemplo, serviços como assinaturas de streamings não utilizados podem te custar cerca de R$ 500 ao ano. O mesmo acontece com serviços de internet, telefonia entre outros.

 Esses valores saem do seu capital e podem estar sendo desperdiçados. O que lhe distancia ainda mais do seu sonho de ter a casa própria. Então, verifique com atenção os gastos “fantasma”, ou seja, os gastos que não se costuma reparar. E procure corta-los do seu orçamento.

 

  • Crie um planejamento financeiro.
     

 Assim como reconhecer seus gastos é essencial para sair do aluguel, também é necessário fazer um planejamento financeiro.

 E planejar as finanças é mais fácil do que parece. Você pode criar um planejamento usando seu próprio celular ou computador. Ou então se preferir pode elaborá-lo numa agenda ou caderno de forma bem simples.

 Nesse planejamento registre os gastos fixos (aluguel, água, luz, telefone) e os gastos variáveis habituais (alimentação, academia, farmácia, etc.). Além disso, também adicione em seu planejamento um valor destinado exclusivamente a poupança.

 Com o planejamento financeiro você elevará seu foco e terá o direcionamento necessário para tomar as melhores decisões. Assim, além de tornar a compra do imóvel mais próxima, também aumentará suas chances de fazer um bom negócio.

 

  • Estabeleça metas reais e alcançáveis para sair do aluguel
     

 Ao definir metas nos tornamos mais motivados a chegar nos objetivos. E isso funciona também quando se deseja comprar um imóvel para sair do aluguel. Com as metas estabelecidas é possível enxergar o sonho de maneira palpável.

 Portanto, defina todas as metas necessárias para transformar seu sonho da casa própria em realidade. Desde os valores mensais que irão para a poupança, até as metas de maiores ganhos mensais, ou então o valor que pretende dar de entrada.

 Mas, atenção! Além de definir suas metas, é importante que elas sejam tangíveis, ou seja, reais e alcançáveis diante da sua condição. Do contrário, sua jornada para sair do aluguel só trará mais frustrações do que resultados concretos. E não é isso que você deseja, certo?!

 

  •  Busque uma renda extra.
     

 Economizar é sem dúvida um passo importante para quem deseja sair do aluguel. Mas buscar fontes de renda extra pode ser uma alternativa tão interessante quanto.

 Uma renda extra pode ser um grande desafio, mas vale a pena quando se trata da realização de um sonho. Você pode tentar fazer algo que goste e trabalhar com algo a mais fora do seu expediente. Ou então pode tentar ganhar promoções no trabalho ou mesmo tirar melhores comissões, por exemplo.

 O mais importante é buscar formas viáveis de entrar uma renda extra que, juntamente com suas economias, coloque você mais perto de ter um lar para chamar de seu e sair do aluguel.

 

  •  Pense na ideia de investir o seu dinheiro.
     

 Guardar o dinheiro em conta corrente pode não ser uma opção tão interessante. Sobretudo diante de opções que existem para que seu dinheiro possa render mais.

 Calma, não é preciso investir seu dinheiro no mercado de ações. Você pode aplicá-lo em poupanças de rendimento, por exemplo. Ou então em contas como o Tesouro Selic ou Certificados de Depósito Bancário.

 É uma possibilidade de fazer uma renda extra e guardar o seu dinheiro. Por isso, pesquise bem o mercado de investimentos e encontre uma opção que se encaixe no seu perfil.

 

  • Considere comprar o imóvel na planta.
     

 

 Quer adquirir um imóvel e sair de vez do aluguel? Então considerar a compra de um imóvel na planta é sem dúvida uma ótima opção. Sobretudo pelo custo ser menor e conferir a você a possibilidade de adaptar o projeto conforme suas necessidades e interesses.

 Ao comprar um imóvel na planta, você adquire um imóvel completamente novo. Além disso, como imóveis na planta levam de 1 a 2 anos para serem concluídos, você tem tempo para economizar.

 

  • Entenda melhor o mercado imobiliário.
     

 Entender o mercado imobiliário é saber avaliar os valores cobrados nos imóveis, entender as burocracias envolvidas, e também identificar a melhor forma de buscar bons imóveis nas regiões escolhidas. Em alguns casos, contar com o auxílio de um corretor imobiliário faz toda a diferença na busca do imóvel ideal. E o mais importante, que se encaixa nas suas possibilidades de pagamento.

 Portanto, pesquise sobre esse mercado e busque entender melhor como ele funciona. A partir disso será muito mais fácil detectar boas oportunidades para sair do aluguel e ter o imóvel próprio.

 

  • Estabeleça suas prioridades de compra.
     

 Guardar dinheiro, gerar renda extra, se planejar financeiramente e criar metas são passos importantes. Mas, estabelecer as prioridades de compra de imóvel também é uma parte crucial nesse processo.

 Esclareça o que você está buscando, defina as necessidades que você busca no imóvel, tais como:

·        Quantidade de quartos ou então banheiros.

·        A região que deseja morar.

·        Se há acessos bons a locais de trabalho ou estudo.

·        Se há mercados ou farmácias por perto, entre outros detalhes.

 Estabeleça quais as necessidades da sua vida cotidiana e objetivos futuros a curto, médio e longo prazo. E defina com assertividade o que você espera, vai ser muito mais fácil avaliar as possibilidades e oportunidades.

 

  • Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje.
     

 Aprender como se planejar financeiramente para sair do aluguel não é uma tarefa difícil. Mas exige tempo e dedicação, por isso não espere mais para começar.

 Se você tem o sonho de ter um imóvel próprio, de sair do aluguel, de ter um espaço do seu jeito, não deixe mais um ano passar para começar a guardar dinheiro ou entender melhor sobre o mercado imobiliário.

 Agora que você já sabe como se planejar financeiramente para sair do aluguel, comece com o que você tem e de onde você está. Mas não deixe passar os anos para olhar para trás e se arrepender por não ter começado.

 Conte com a Martins Ferreira Imóveis para te ajudar nessa etapa tão importante, que é realizar o sonho da casa própria!

 

Artigos Relacionados

Saiba como deixar sua casa sustentável

Saiba como deixar...

Sabemos que cuidar do meio ambiente é um...

Leia Mais