Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

Como comprar seu imóvel com segurança

A compra de um imóvel sem dúvida é um dos maiores investimentos que alguém pode fazer na vida
Como comprar seu imóvel com segurança

Como comprar seu imóvel com segurança

A compra de um imóvel sem dúvida é um dos maiores investimentos que alguém pode fazer na vida, e por se tratar de uma transação que envolve grande capital, saber como comprar seu imóvel com segurança é fundamental.

Sabendo disso, separamos nesse artigo os passos essenciais para você comprar seu imóvel com segurança. Confira!

 


1. Pesquise bastante

Como comprar seu imóvel com segurança


Antes mesmo de iniciar a negociação do seu novo imóvel é essencial que faça uma pesquisa detalhada sobre o que deseja.
Hoje em dia o mercado imobiliário está repleto de imóveis projetados e que trazem tudo o que muita gente deseja ou quer ter em seu lar. Sendo assim, faça uma pesquisa e análise, dentro de suas preferências, as possibilidades existentes no mercado.
No momento da pesquisa é importante que tenha em mente as suas necessidades e de sua família, a infraestrutura da região e o valor que está disposto a gastar. Assim, conseguirá filtrar as opções e analisar entre os imóveis selecionados, qual se encaixa melhor ao seu perfil.

 


2. Faça um planejamento financeiro


Assim como tudo na vida exige planejamento, para realizar uma compra imobiliária segura também é preciso se programar.
Nesse caso, além de te prevenir contra possíveis golpes, o planejamento te ajuda a encontrar um imóvel com melhor custo benefício. Para isso, o primeiro detalhe a se pensar na fase de planejamento é o quanto você está disposto a investir em um imóvel.
Além disso, análise se as suas dívidas já firmadas mais a compra do imóvel não comprometerá todo o seu orçamento mensal. Isso é importante pois é preciso sempre ter uma reserva e não ficar no "vermelho" para eventuais emergências.

 


3. Pense no perfil do imóvel que deseja comprar


Não tem como comprar seu imóvel com segurança sem pensar antes nas características do imóvel que deseja adquirir.
Você precisa avaliar o que espera de um imóvel, ou seja, quais elementos ele precisa conter para se tornar um bem atrativo e útil para sua vida. Nesse caso, é importante considerar alguns pontos. A localização, por exemplo é uma delas.
Veja se o imóvel fica próximo a serviços essenciais, como supermercados, bancos, hospitais entre outros. Além disso, analise a questão da mobilidade, segurança e outros aspectos que podem influenciar diretamente sua qualidade de vida.
Também é importante avaliar se você prefere viver em um apartamento ou em uma casa com mais espaço. E até o seu nível de urgência para aquisição do imóvel. Se deseja obter a casa tão logo feche a compra, o ideal seria optar pela compra de imóvel já construído.
Agora, se não possui tanta pressa para morar na residência e deseja construir um imóvel pensando em cada detalhe, a compra do imóvel na planta talvez seja a melhor opção nesse caso.
Ainda nessa etapa, você deve pensar também quantos cômodos a sua família precisa para viver confortavelmente no futuro.

 


4. Se previna para gastos inesperados

Como comprar seu imóvel com segurança

Gastos inesperados podem acontecer em qualquer momento. Principalmente quando se trata de aquisições com valor elevado, como a de um imóvel.
Então, para se prevenir e não entrar em apuros, o ideal é que você deixe uma reserva especifica para esses gastos. Dessa forma, você não terá problemas em arcar com os custos e conseguirá efetivar a compra do seu imóvel.
Entre os gastos que podem surgir ao longo do processo estão as taxas de transações de compra e venda, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), Escritura Pública, Registo de Imóvel, IPTU e taxas condominiais...

 


5. Visite o imóvel e negocie


O próximo passo sobre como comprar seu imóvel com segurança é sempre fazer uma visita ao imóvel escolhido. Nessa visita, procure verificar os empreendimentos ao redor do imóvel, a infraestrutura da região e os serviços essenciais.
Caso sinta falta de algo, não goste da região ou então acredite que possa encontrar um imóvel melhor, então procure imediatamente outro imóvel.
Se realmente gostar do imóvel e decidir compra-lo, então é hora de começar as negociações com o vendedor. Para isso, evite propostas absurdas e desconfie de descontos exorbitantes por parte do vendedor.
Além disso, faça todos os questionamentos necessários e procure fechar um contrato que atenta o seu planejamento financeiro inicial.

 


6. Cheque toda a documentação


Chegou à parte burocrática da compra de imóveis, a documentação! Mas, apesar de burocrática e do estresse causado, é a documentação que irá garantir o seu direito ao imóvel.
Portanto, separe os seus documentos pessoais que será exigido, como RG, CPF, certidão de casamento ou união estável. Além disso, cheque mais de uma vez a documentação do imóvel.
Entre os documentos necessários do imóvel estão a matricula retificada, habite-se, certidão de situação fiscal, certidão enfitêutica e declaração de inexistência de dividas condominiais. Além disso, verifique os documentos do vendedor, incluindo a certidão criminal, leia atentamente todo o contrato e guarde uma cópia de toda a papelada da compra do imóvel.

 


7. Análise as formas de pagamento


Com toda a documentação organizada, o próximo passo de como comprar seu imóvel com segurança é analisar as formas de pagamento. Geralmente, a maior parte das pessoas recorrem a opção mais viável do mercado, o financiamento imobiliário. Nessa modalidade de pagamento, o valor do imóvel é financiado por meio de instituição bancaria.
Também é possível realizar o financiamento diretamente com a construtora responsável pelo imóvel. Nessa etapa, você deve utilizar todo recurso disponível para diminuir o valor do financiamento, como a possibilidade de utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Além de dispor de uma reserva para aumentar o valor de entrada do imóvel.

 


8. Registre a escritura no cartório

Como comprar seu imóvel com segurança

Após a aprovação do financiamento, você deve se encaminhar até um cartório registar a escritura. Isso deve ser imediatamente após a etapa anterior, pois o mercado imobiliário é regido pela máxima que diz "só é dono quem registra". Ou seja, ter a escritura em mãos sem a mesma estar devidamente registrada em cartório, não vale de nada.
Assim como as demais despesas citadas, ao registrar a escritura do imóvel você terá que arcar com algumas taxas que correspondem a cerca de 4% do valor do imóvel. Portanto, vá preparado! Além disso, lembre-se que mesmo que você tenha aderido à outra modalidade de pagamento, até mesmo a vista, o registro da escritura é indispensável.

 


9. Conte com uma imobiliária confiável

Para realizar a compra de um imóvel com segurança é necessário ficar atento a muitos detalhes. E um dos mais importante é contratar uma imobiliária confiável e com credibilidade no mercado.
Contando com o apoio de uma imobiliária, você terá a companhia de um profissional para realizar muitas visitas até encontrar o imóvel ideal. Além disso, a imobiliária ficará responsável por toda a parte burocrática. Dessa forma, você comprará o seu imóvel com mais segurança, mais agilidade e ainda encontrará o imóvel dos seus sonhos sem nenhuma dificuldade.

 

Agora já sabe como comprar seu imóvel com segurança? Pensando em comprar um imóvel para chamar de seu? Na Martins Ferreira Imóveis você encontra imóveis com tudo o que você e sua família precisam para viver bem, com conforto e qualidade de vida.

Entre em contato conosco e conheça nossa carteira de imóveis e preços irresistíveis!

Artigos Relacionados

Minimalismo e versatilidade: 5 dicas para viver bem em um apartamento Studio

Minimalismo e...

Apostando nos inúmeros benefícios de um Studio,...

Leia Mais
Dicas para fazer um bom negócio - locadores e locatários

Dicas para fazer um...

Fechar um contrato de aluguel ou de venda de um...

Leia Mais