Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

Minimalismo e versatilidade: 5 dicas para viver bem em um apartamento Studio

Apostando nos inúmeros benefícios de um Studio, separamos dicas e sugestões para você viver confortavelmente nesse tipo de imóvel, otimizando o espaço de forma criativa.
Minimalismo e versatilidade: 5 dicas para viver bem em um apartamento Studio

Minimalismo e versatilidade: 5 dicas para viver bem em um apartamento Studio

Apostando nos inúmeros benefícios de um Studio, separamos dicas e sugestões para você viver confortavelmente nesse tipo de imóvel, otimizando o espaço de forma criativa. 

1. Crie ambientes 

Normalmente, os studios consistem em um cômodo principal. Para transformar seu imóvel em um lar e ampliar as suas possibilidades, é importante diversificar espaços. O primeiro passo para dividir o apartamento em mais de um ambiente é estabelecer suas necessidades de lazer, trabalho e descanso. De acordo com isso, você pode sutilmente diferenciar um espaço do outro usando estratégias de decoração. Posicionar e distribuir os móveis de forma estratégica pode te ajudar a criar seções. Pense fora da caixa! Uma estante pode separar sua cama da sua sala de estar, assim como uma mesa em formato L posicionada no limite entre duas paredes pode definir o seu espaço de trabalho. Caso deseje mais privacidade em alguma área, uma cortina pode dar conta do recado, além de oferecer mais cor e versatilidade para o espaço. Distribuindo bem os móveis e elementos decorativos, você consegue criar ambientes que são, ao mesmo tempo, separados e integrados. 

2. Aposte em móveis versáteis 

Dando preferência a peças de mobiliário que cumprem mais de uma função, você consegue otimizar (e muito!) o espaço do seu Studio. Por que ocupar o ambiente com uma cama e um sofá quando você pode ter os dois em um só? Além do tradicional sofá-cama, existem outras opções. Futons confortáveis são uma boa escolha para se alcançar essa função dupla. Você também pode transformar sua cama em um sofá: basta colocar almofadas apoiadas na parede, de modo que você pode se sentar com apoio para as costas. Durante a noite, as almofadas podem ser armazenadas no espaço embaixo da cama, mantendo o ambiente organizado. Outra possibilidade é a cama Murphy. Além de normalmente contar com armazenamento extra nas laterais, esse tipo de peça te permite manter a cama “guardada” durante o dia. Assim, você ganha um espaço significativo, no qual pode alocar uma mesa montável para comer ou apoiar um monitor/TV, por exemplo. Peças dobráveis ou montáveis são sempre mais práticas e trazem dinamismo e versatilidade ao seu estúdio, uma vez que podem servir a múltiplas funções. 

3. Seja minimalista 

Menos é mais! Não adianta tentar encaixar a decoração de um apartamento maior em um Studio. Apostar nesse tipo de imóvel pode ser uma boa oportunidade para fazer uma limpa

nos armários e desapegar do que não faz sentido manter guardado. Afinal, você não vai querer ocupar um espaço de armazenamento limitado com uma quantidade excessiva de coisas. Caso seja necessário, você pode investir em uma pequena unidade de armazenamento para as coisas que precisa manter, mas que não fazem parte da sua rotina. No dia-a-dia em seu apartamento, deixe livres os caminhos por onde você vai passar para ir de um ambiente a outro. Não obstruir o seu Studio com móveis desnecessários e manter desocupado o centro do espaço são boas dicas. Mantendo a casa organizada e minimalista, você consegue deixá-la equipada na medida perfeita para as suas necessidades, sem excessos. 

4. Verticalize! 

Para as coisas que você vai precisar armazenar no seu apartamento, uma estratégia criativa é verticalizar! As paredes estão aí para isso. Ganchos para pendurar utensílios de cozinha, prateleiras para os livros e caixas que possam ser empilhadas de forma organizada são muito bem-vindos. Quanto mais úteis forem as suas paredes, mais espaço você terá no apartamento. Reserve o seu piso para os móveis. Se puder investir em móveis que possam ser colocados na vertical, melhor ainda! Caso você opte por uma cama tradicional com pernas, não desperdice a parte interior, onde você pode armazenar itens volumosos como toalhas, lençóis extras, almofadas que só tem uso durante o dia e roupas de frio. 

5. Deixe a luz entrar 

A luz será sua convidada de honra. Quanto melhor for a iluminação natural, mais amplo o espaço parecerá. Cortinas pesadas ou persianas podem minimizar esse efeito, então priorize aquelas mais leves, que você pode colocar para o lado durante o dia para manter o local arejado e iluminado. Caso suas janelas não sejam grandes, não se preocupe. Prefira móveis de cor clara e invista em lâmpadas que podem garantir uma boa iluminação, dando preferência às que podem fazer do seu ambiente um lugar mais aconchegante e caloroso. Quando bem posicionados, espelhos também podem ser bons aliados nesse processo, pela sua capacidade de realçar a luminosidade e aumentar a sensação de amplitude do seu imóvel. 

Resumindo... 

Mobiliar o seu Studio de modo a garantir conforto sem ocupar todo o espaço pode parecer um desafio, mas é mais fácil do que parece. Ajustes simples e estratégicos na decoração e iluminação podem causar um grande impacto no cotidiano do seu apartamento, proporcionando aquela confortável sensação de estar em casa. Se você deseja um espaço minimalista que pode atender a todas as suas necessidades de forma prática, o Studio é uma excelente opção.

Artigos Relacionados

Dicas para fazer um bom negócio - locadores e locatários

Dicas para fazer um...

Fechar um contrato de aluguel ou de venda de um...

Leia Mais
Como se preparar para o dia da mudança

Como se preparar...

Ser organizado nesse momento é primordial, pois...

Leia Mais