Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Sabemos que cuidar do meio ambiente é um compromisso de todos, e ter uma casa que preza pela sustentabilidade pode ser o primeiro passo para isso
Saiba como deixar sua casa sustentável

Saiba como deixar sua casa sustentável

Sabemos que cuidar do meio ambiente é um compromisso de todos, e ter uma casa que preza pela sustentabilidade pode ser o primeiro passo para isso. Mas como deixar sua casa sustentável?


Contribuir com o meio ambiente e se comprometer ecologicamente, não precisa ter um investimento tão grande, como muitos pensam. Neste artigo, iremos te ensinar que tornar sua casa sustentável é algo totalmente possível, porém, para que isso aconteça, será necessário aplicar algumas dicas simples e práticas, sem ultrapassar seu orçamento financeiro. Quer entender mais? Siga com a gente!


Afinal, o que é uma casa sustentável?


Em síntese, a sustentabilidade está ligada a forma como as pessoas utilizam os recursos naturais e o impacto disso no meio ambiente. Por isso, a mudança de alguns hábitos e comportamentos serão necessários nesse processo.

Além das mudanças pessoais, a casa sustentável deve contar com alternativas que reduzam o consumo de recursos naturais não renováveis. 

Para deixar sua casa sustentável, adote estas 9 dicas simples e práticas, no seu dia a dia. 


1 - Diminua o consumo de água e energia elétrica.

Essa dica é uma das principais e também uma das mais conhecidas quando falamos de sustentabilidade. O uso racional dos recursos naturais é uma das melhores formas de auxiliar na preservação do meio ambiente. Por isso, procure mudar seus hábitos e obtenha uma economia considerável, tanto dos recursos naturais, como também financeiros. Faça o teste e observe a mudança na sua conta de luz e água.


Siga esses passos para ter economia de água e energia:

  • Ao sair de um ambiente, apague as luzes;
  • Sempre deixe as janelas abertas durante o dia, para aproveitar a iluminação;
  • Ao escovar os dentes, feche a torneira;
  • Quando for se ensaboar ou então usar shampoo e condicionador, desligue o chuveiro;
  • Organize a lavagem de roupas para um único dia, dessa forma diminuindo o uso de água;
  • Guarde a água do enxágue, da máquina de lavar, para higiene de pisos e banheiro.

São medidas simples, mas que contribuem significativamente com o meio ambiente.

 

2 - Reduza a utilização de produtos descartáveis.

Saiba como deixar sua casa sustentável

A quantidade de lixo gerado em residências é significativa e hoje em dia é comum haver o descarte de plástico, papel e outros resíduos não biodegradáveis de forma irregular e irresponsável. Por isso, sempre que tiver a oportunidade de pegar produtos que possuam menos embalagens ou então, com embalagens biodegradáveis, você estará contribuindo positivamente na sustentabilidade.

Algumas embalagens levam cerca de 200 anos para se desfazer na natureza, por isso é importante buscarmos outras alternativas.

Dica de ouro: quando for ao supermercado, leve sacolas de tecido ou use caixas de papelão, para evitar utilizar sacolas plásticas. 

 

3 - Projete uma horta em casa.

Saiba como deixar sua casa sustentável

É possível montar uma horta super funcional na sua residência, inclusive utilizar potes de sorvetes ou então garrafas pets. Mesmo quem mora em apartamento, consegue projetar uma horta na varanda, onde há luz solar suficiente.


Mas o que plantar? Você pode plantar temperos, alface, cebola, rúcula, é claro que tudo isso vai depender do seu espaço, assim como da sua criatividade. Essas plantinhas além de purificarem o ar, vão te dar muitos nutrientes livres de agrotóxicos. 


Durante a projeção da horta, você também pode utilizar uma outra dica de como deixar sua casa sustentável, que é fazer compostagem; um processo onde se usa o lixo orgânico como adubo para sua horta ou então para suas flores.


Para isso, basta você criar uma composteira. Nela você pode dispensar cascas de frutas, pó de café utilizado, restos de chás, etc. Esse adubo vai deixar suas plantinhas mais saudáveis e fortes, além disso, montar uma composteira é super simples. Hoje em dia, existem vários tutoriais na internet que ensinam como fazer uma composteira para usar em casa.

 

4 - Tenha plantas nos ambientes da casa.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Para conseguir purificar o ar é fundamental que você tenha plantas espalhadas pela casa e pátio (quando tiver essa opção).


As plantas consomem o gás carbônico na fotossíntese e liberam oxigênio. Aquelas que suportam ambientes fechados, são:

  • Antúrios;
  • Bambu mossô;
  • Begônias;
  • Espada-de-são-Jorge;
  • Jibóia;
  • Lírio da Paz;
  • Palmeiras-leque (Licuala);
  • Ráfias;
  • Samambaias.

Escolha a que melhor se adapta a sua decoração.

 

5 - Opte por lâmpada de LED.

Saiba como deixar sua casa sustentável

As lâmpadas de LED consomem muito menos energia do que as lâmpadas comuns. Enquanto a de LED consome 7W de potência, a incandescente utiliza 60W, e a fluorescente 15W.


A de LED até possui um preço mais alto, mas vale a pena o investimento. Isso porque, além de contribuir e representar uma das formas de como tornar sua casa mais sustentável, têm uma vida útil maior.

6 - Aposte em energia solar.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Abrir a janela para aproveitar a luz solar, além de gerar mais economia, também é uma prática sustentável. Por isso, sempre que possível deixe as janelas da residência abertas durante o dia.


Além disso, ter clarabóias ou telhados transparentes em pontos estratégicos da residência também ajuda a iluminar naturalmente o espaço.


Caso queira ir além, você também pode investir em painéis solares e fornecer para sua residência uma fonte de energia renovável. Estes painéis convertem a energia solar em eletricidade. Dessa forma, você poderá aquecer a água do banho ou então usar eletrodomésticos, por exemplo, com energia solar. Assim, estará elevando a sustentabilidade do seu lar e, ao mesmo tempo, economizando energia e gás.


7 - Faça a separação do lixo.

Saiba como deixar sua casa sustentável

O lixo é um dos grandes vilões do meio ambiente. Então, para melhorar seu impacto sobre a natureza, basta adotar medidas bem simples na hora de separar o lixo da sua residência.


Separe os lixos recicláveis, para reutilizar ou então dispensar na coleta seletiva de reciclagem. Os lixos orgânicos vão ser direcionados para a composteira, e o que realmente precisa ser descartado, você deve destinar para esse fim.


Desse modo, você não contribui somente com a natureza, como também gera renda para pessoas que trabalham com reciclagem.

 

8 -  Aproveite a água pluvial.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Essa dica se destina especificamente para pessoas que moram em casas, ao invés de apartamentos. O aproveitamento da água da chuva é uma atitude que contribui de forma significativa com a natureza.


Quando captamos a água da chuva, não dependemos mais só da central de abastecimento da cidade, então além de contribuir com a natureza, também é uma forma de economizar.


Você pode utilizar um sistema de captação de água simples, utilizando uma caixa d'água pequena , e usar essa água para limpar pisos, bem como a calçada e também, pode utilizar essa água para regar plantas.

 

9 - Aposte em sensores de presença.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Embora seja uma dica que requer certo investimento financeiro, o retorno que pode obter com ela, sem dúvida é muito maior. Afinal, esquecer as luzes acesas pela casa é algo muito comum; ainda mais quando se tem uma família grande. Então, instalar sensores de presença em cômodos como garagem, corredores ou até mesmo na área externa, ajudará bastante nesse sentido. 


Os sensores funcionam com um sistema onde a luz só permanece acesa na presença de alguém no ambiente, ao sair, a luz automaticamente apaga, gerando mais economia e, consequentemente, sustentabilidade para seu lar.

Percebeu como essas 9 dicas são bem simples e podem tornar sua casa mais sustentável? Com pouco investimento e mudanças de hábitos, você já contribuirá para a manutenção do meio ambiente!

Artigos Relacionados

Aprenda como se planejar financeiramente para sair do aluguel

Aprenda como se...

Ter a casa própria e sair do aluguel é um...

Leia Mais