Minha Lista

você ainda não adicionou nenhum imóvel como favorito.

Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Comprar o tão sonhado apartamento e sair do aluguel é sem dúvida o que muitas pessoas desejam. Mas, com tantas opções disponíveis no mercado a preços variáveis, identificar um bom apartamento à venda nem sempre é fácil.
Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Comprar o tão sonhado apartamento e sair do aluguel é sem dúvida o que muitas pessoas desejam. Mas, com tantas opções disponíveis no mercado a preços variáveis, identificar um bom apartamento à venda nem sempre é fácil.

Sabendo disso, preparamos esse artigo com algumas dicas úteis para ajudar você a reconhecer uma boa oportunidade de compra. Quer saber quais são elas?

Então continue sua leitura e descubra agora como identificar um bom apartamento à venda. Além disso, veja também como fazer para avaliar o preço do imóvel que está querendo comprar. E, com isso, saber se está fechando ou não um bom negócio. Confira!

Oportunidades boas de apartamentos à venda se vão tão rápido quanto chegam

Estar preparado para garantir as boas oportunidades é uma das principais dicas, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que é preciso estar com a papelada pronta, com os recursos financeiros separados e com o planejamento em ordem.

Assim como surgem boas oportunidades no mercado imobiliário, elas também se vão rapidinho. Então, ainda que leve algum tempo para comprar seu apê, se organizar com antecedência certamente lhe deixará pronto para as próximas boas oportunidades que com certeza virão!

 

Tenha consciência dos seus recursos financeiros antes de começar as buscas

É preciso ter clareza dos seus recursos financeiros e dos custos envolvidos na aquisição de um apartamento.

Os custos de entrada que normalmente são 20% do valor total do imóvel. E também com documentações de cartório como impostos, registro de imóvel, escritura, entre outros. Os custos dessas documentações, por exemplo, equivalem de 4% a 5% do valor total do imóvel.

Por isso é bom ter consciência dos custos envolvidos antes de procurar um apartamento à venda. Até mesmo para que haja melhor planejamento na hora de finalmente realizar a compra.

 

Realize uma simulação de financiamento do apartamento à venda

Simular o financiamento do apartamento à venda é uma boa forma de compreender melhor seus passos futuros e planejamento financeiro. Sobretudo porque é através da sua análise de perfil de crédito que irá saber qual valor o credor poderá conceder.

Essa carta de crédito das instituições financeiras é uma carta não vinculante e gratuita. E a proposta de crédito normalmente tem valide de 90 dias.

 

Defina as necessidades e desejos que precisam ter no seu imóvel (foto 1)
Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Ter clareza sobre seus desejos e objetivos em relação ao apartamento é um passo importante. Para isso, uma dica é fazer um checklist com todos os pontos e desejos que você busca no imóvel que pretende comprar.

Por exemplo, você pode colocar na sua lista necessidades como proximidade do trabalho, da escola e/ou da faculdade; a quantidade de quartos e banheiros que o apê precisa ter. Também é interessante listar os serviços e diferenciais que o condomínio deve apresentar e que lhe agradam, como academia, playground, salão de festas, enfim, não deixe nenhum detalhe passar.

Dessa forma, você amplia suas chances de encontrar um apê que reúna o máximo de coisas que você espera de um imóvel para morar.

 

Avalie o entorno do edifício e da região a curto, médio e longo prazo

Tudo anda em constante mudança e, por isso, áreas, bairros, comunidades e estabelecimentos surgem a todo instante. As cidades crescem e se expandem. Então é bom avaliar quais possibilidades o entorno do edifício onde você irá comprar seu apartamento oferece.

Verifique se a região está valorizada ou desvalorizada, e se irá valorizar nos próximos anos. Veja se haverá expansão e quais obras farão parte, entre outras análises de entorno. Isto sem dúvida pode facilitar a busca por um bem estar mais apropriado enquanto morador. Ou então pode ainda servir como uma projeção para bons negócios caso pretenda vender o imóvel no futuro.

 

Encontrei um bom apartamento, e agora? (foto 2)
Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Agora que você já sabe como identificar boas oportunidades de apartamento à venda, é preciso saber avaliar o preço desses imóveis. E, a partir disso, entender as variáveis que podem influenciar e muito nos valores.

Confira a seguir algumas dicas de como avaliar melhor o preço de um apartamento à venda e aumente suas chances de fazer um bom negócio.

 

Descubra o valor dos imóveis na região que deseja comprar

Procure analisar os valores que estão sendo anunciados nos apartamentos da região escolhida para morar.

Pergunte a proprietários, faça buscas em várias imobiliárias, corretores ou nas redondezas. Enfim, busque informações para filtrar as opções com valores e perfil de moradia que você busca para avaliar com precisão as possibilidades.

 

Localização pode encarecer o imóvel

Normalmente o local onde o imóvel está situado influencia bastante no seu preço. Quanto melhor for a localização, com acessibilidade e boa infraestrutura, mais caro será o apartamento.

Então, se o orçamento estiver curto, talvez imóveis mais distantes dos centros urbanos seja uma opção mais acessível.

Agora, se este não é o seu caso, considere a proximidade dos centros comerciais, do transporte público e centros de lazer. Toda essa infraestrutura acabará agregando ainda mais valor ao imóvel futuramente, além de tornar sua rotina muito mais fácil e agradável.

 

Considere a metragem do apartamento à venda

Outro ponto para avaliar o preço do apartamento à venda é considerar o valor com base no metro quadrado. Mas para isso é preciso uma boa pesquisa de dados imobiliários com base nos principais bairros da cidade em questão.

Com esse valor absoluto da região do imóvel é possível multiplicar pela metragem do apartamento. E, assim, saber o valor do imóvel de acordo com o mercado.

 

Considere áreas de lazer no apartamento à venda

Ao fazer uma análise de preço do apartamento também é preciso considerar as áreas de lazer. Ou seja, veja se o condomínio oferece playground, piscina, academia, sauna, salão de jogos, quadras esportivas, entre outros.

Essas áreas são muito valorizadas, sobretudo porque, visando a segurança muitas famílias dão preferência por desfrutar de opções de lazer diretamente do seu lar e não em áreas externas, por exemplo.

 

Verifique o estado de conservação do apartamento à venda

Apartamento em bons estados de conservação ou recém reformados passam sensação de segurança e bem estar ao comprador. Por conta disso seu valor é mais alto que os demais no mercado, já que não haverá preocupação com reformas, com reparos em infiltrações, mofo, encanamentos velhos, fiações inadequadas, pinturas antigas ou então janelas e portas que não trancam ou fecham corretamente. Tudo isto são detalhes que valem a pena observar antes de fechar negócio.

 Só está dando uma olhadinha? confira algumas dicas para identificar um bom apartamento à venda

Busque por ajuda profissional

Se mesmo com essas dessas dicas você ainda sente dificuldade em entender e avaliar o preço de um apartamento à venda por conta própria, então pense em buscar ajuda profissional. Um corretor é especializado na área e poderá garantir a melhor avaliação e análise dos valores.

Esse profissional saberá definir de forma ágil e precisa quais fatores influenciam ou não no valor do imóvel. Mais que isso, ele saberá apontar todas as vantagens e desvantagens do negócio. Assim, você terá a segurança e aporte que precisa para fechar um bom negócio.

Gostou das dicas? Buscando por um bom imóvel à venda? Na Martins Ferreira Imóveis dispomos de carteira diversificada de imóveis com as melhores localizações para você e sua família. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e garanta já seu apartamento ou casa dos sonhos pelo melhor preço e condição de pagamento do mercado.

Artigos Relacionados

Como comprar seu imóvel com segurança

Como comprar seu...

A compra de um imóvel sem dúvida é um dos...

Leia Mais
Minimalismo e versatilidade: 5 dicas para viver bem em um apartamento Studio

Minimalismo e...

Apostando nos inúmeros benefícios de um Studio,...

Leia Mais